Evite o primeiro gole


Recentemente, me tornei amiga de uma irmandade internacional sem fins lucrativos chamada “Alcoólicos Anonimos”, cujo objetivo principal é o alcance e a manutenção da sobriedade dos seus membros.
Os AA surgiu em 1935 nos Estados Unidos e tem auxiliado milhares de pessoas em todo mundo. Uma das premissas é a confidencialidade, o sigilo, ou seja, apesar de ouvirmos relatos maravilhosos, o que acontece nas reuniões de AA não pode ser dito do lado de fora.
Os ensinamentos do AA são riquíssimos e se aplicados na vida de qualquer um, independente da questão eles realmente transformam vidas.
Em cada reunião é um novo aprendizado sobre o outro e sobre mim. Na última reunião que compareci, fiquei observando uma frase que piscava o tempo todo “evite o primeiro gole”.

"Todos nós temos um primeiro gole a evitar, o gole da internet, do julgamento, dos relacionamentos abusivos, da dívida, reclamação, traição,fofoca, discussão, preguiça, bagunça, da compulsão alimentar etc. Se o primeiro gole fosse um lugar, poderíamos dizer que é o local tudo começa".
Esse gole vai além das compulsões mais conhecidas, porém todo primeiro gole tem o objetivo de bloquear as nossas emoções. Tentamos substituir um sentimento que achamos que não damos conta por um comportamento entorpecente (capaz de entorpecer, de causar torpor, de provocar dormência ou redução dos movimentos) na vida.
Essa ação diz respeito a má gestão emocional e essa inabilidade é devido a nossa falta de educação emocional. Desde criança somos ensinados a comportamentos como engolir o choro, fingir que gostou de um presente, enfim, não dizer o que sente.
Quando somos ensinados a negar o que sentimos, ao mesmo tempo aprendemos a não se importar com os sentimentos, não confiar e não dar ouvidos a eles. Não podemos rotular os nossos sentimentos, mas precisamos conhecer para acolhê-los.
O meu desejo é que nos debrucemos diante das nossas emoções, elas são mapas sofisticados que falam muito sobre nós e que aprendamos com os membros de AA o não julgamento diante da recaída.
Que possamos aprender a dizer não para o primeiro gole do caos em detrimento ao primeiro gole da ordem.
Busque ajuda profissional.


Ana Helena A. de Souza
Psicóloga e Coaching
CRP 05/39678

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 5 lições da garça

Vítimas da Síndrome de Alienação Parental