As 5 lições da garça


Quando saí de casa, encontrei meu primo que levava o filho para escola e os acompanhei. Como ainda não conheço a cidade, ele tem sido meu cicerone em alguns momentos.
Passamos por um rio que possuía um odor bastante desagradável, quando avistei uma garça com toda a sua brancura e elegância.
Fico impressionada com essa ave. Ela frequenta rios, lagos, charcos, praias marítimas ou manguezais, ou seja, lugares de pouca salinidade, mal cheirosos, sujos, se alimenta de coisas que encontra no meio desse caos (peixes, pequenos anfíbios, insetos e outros animais aquáticos de pequeno porte), mas não se contamina. Nunca vi uma garça encardida por mais sujo que fosse o lugar onde ela se encontrava.
A natureza é muito sábia e quem tem ouvidos para ouvir e olhos para ver, percebe que temos muito que aprender com os animais. 
1- Ela não reclama.
Já imaginou uma garça reclamando que tem de se alimentar em um rio poluído pelos humanos? Acredito que não, mas quantas vezes insistimos em reclamar das conseqüências das nossas ações?
Quantas vezes você reclamou do fruto que plantou?

2- Sabe quem é.
É uma das aves mais elegantes em minha opinião. Frequenta lugares que não condizem com a sua aparência, mas a noite fica na copa das árvores. Apesar das suas patas submergirem a água fétida, a sua postura está sempre ereta. A pessoa que se conhece não fica refém da aprovação dos outros.

3- Não se contamina.
O meio em que frequenta, não determina quem ela é.
Procurei em diversas fontes e em nenhuma delas dizia que a garça vivia em locais insalubres. Apesar da sua situação, ela nunca está suja.
Muitas vezes as pessoas se queixam da situação em que vivem, mas ao invés de fazer a diferença casa-se com o que desaprova.

4- É independente
Entende que vive em um mundo de interdependente, mas não depende dos outros para estar bem. Tem hábitos solitários e só é vista em bandos na época de reprodução, ou seja, para um fim específico.
Tudo precisa de um objetivo definido. Não adianta seguir as pessoas certas se queres continuar fazendo as coisas erradas.

5- Visão positiva da vida
Observei também que a garça pode até ser taxada como arrogante, pois só abaixa a cabeça para fisgar seu alimento. Fora isso, sua cabeça está sempre erguida. Quando está na árvore não olha para baixo e não se assusta com a presença de estranhos. Pensei que não fosse se assustar antes de conseguir a foto, mas ela continuou no mesmo lugar em que encontrei. Sabemos que é muito mais fácil se fazer de vítima do que agir, mas enquanto não acreditamos em nosso potencial, não sairemos do lugar.


1

Comentários

  1. É verdade! Muitas vezes nos fazemos de vítima! Esse artigo muito interessante! Amei!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Evite o primeiro gole

Vítimas da Síndrome de Alienação Parental