Acolhendo os nossos sentimentos


Conversávamos a respeito de sua revolta, quando disse:
- Assim como o amor, a revolta é um sentimento e geralmente está ligado a autopiedade e a injustiça. Como se dissesse: 
- Eu não merecia passar por isso.
Todos os sentimentos são importantes e merecem ser expressados: a confiança, o medo etc.A gente não tem que se privar do contato com os nossos sentimentos. 
Há quem defenda a ideia de que pessoas fortes não choram e não demonstram o que sentem, quer seja um sentimento bom ou ruim. Como se existisse classe inferior e superior para os sentimentos.
"Precisamos acolher o que estamos sentindo, pois todos sentimentos são importantes para o nosso crescimento".
Exemplo. Está sentindo raiva? Acolhe, acolhe a raiva,  questione a origem dessa raiva. Porque estou com tanta raiva? Porque essa raiva está tão forte no meu coração neste momento?
Estou com raiva da situação em si, de outra pessoa ou por ter me colocado nessa situação?
Quando foi que experimentei esse sentimento com a mesma intensidade que agora?
Porque senti raiva naquela ocasião?
O que fiz com tudo o que senti na época?
É comum que as razões sejam parecidas, quando não for a mesma.
Você  diz que está sentindo raiva, porque está se sentindo privada. O que você sente com isso?
O que vem a sua cabeça quando pensa em privação? Isso tudo é importante para você pensar
A raiva ou o outro sentimento  já existe em seu coração, é real. Podemos sentir, mas imagine que somos um canal por onde os sentimentos simplesmente passam.
Agora imagine uma mangueira, ela é uma passagem por onde a água passa, correto? 
Digamos que ao invés de água, por ela passe um sentimento.  Sendo assim, a raiva passa por toda a extensão da mangueira, mas o que acontecerá, se alguém por algum motivo fechar a saída impedindo a sua fluidez, o seu curso natural?

http://resultargestao.com.br/post/1-os-erros-mais-comuns-na-gestao-do-caixa
Exatamente, ela vai encontrar um espaço para sair, geralmente com um furo em um local mais sensível de modo que a mangueira perderá um pouco da sua capacidade. Convertendo essa mangueira para corpo humano, esse furo virá em forma de doenças. Assim como a água, os sentimentos não aceitam ser reprimidos.
Também é importante que levemos a sério o auto perdão. A gente se acha sensacional pela capacidade de perdoar aos outros com facilidade. Perdoa a todos por maus tratos, abusos, injustiças, mas porque a gente tem tanta dificuldade em se perdoar, se acolher, se aceitar como ser falível? 
Acredito que no contrato da matrícula dessa escola chamada planeta Terra,  tem uma cláusula que fala sobre o direito humano ao erro.


É lamentável o quanto a educação emocional é ignorada enquanto a cultura do fazer para ser bem visto pelo outro cresce a cada dia. 
Ao invés de se torturar, que tal dizer:
-Tudo bem, eu fiz isso sim. Me coloquei nessa situação e só eu posso me tirar dela.
Se não posso sair dessa, o que posso fazer para que a minha vida seja melhor a partir dessa experiência? O que posso fazer no momento por mim?



Ana Helena A. de Souza
Psicóloga
CRP 05/39678 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 5 lições da garça

Evite o primeiro gole

Vítimas da Síndrome de Alienação Parental