Vencendo a si mesmo. 21 dias sem julgamentos


https://olivre.com.br/cuidado-com-o-julgamento

Os temas a serem trabalhados não são escolhidos de modo aleatório. Eles costumam ser definidos através de insights, em especial sonhos, como o que tive no final do mês de maio.
Após um acontecido, sonhei com alguém me sugerindo trabalhar o julgamento durante 21 dias.
Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. Mateus 7:1-2
Durante muito tempo interpretei essa passagem bíblica como se você julgar, Deus vai usar a mesma régua para te julgar e, o medo de ir para o inferno era o maior.
Hoje a minha interpretação de acordo com meus estudos com a bíblia, a metafísica e todo conhecimento que venho acessando nos últimos anos é a seguinte.
O que me incomodo no outro a ponto de querer julgar é o que tenho dentro de mim e quero a todo custo esconder.
Ex. Se sou uma pessoa genuinamente honesta não deveria me incomodar com a desonestidade dos outros. Como diz a frase:
Seja a mudança que deseja ver no mundo. Mahatma Gandhi
Desse modo, se me incomodo tanto é porque existe um corrupto frustrado dentro de mim. Ao invés de agir como um juiz, vigiando outras pessoas para que eles ajam da maneira que eu acho certo, porque não ocupo meu tempo observando as minhas práticas e sendo a melhor pessoa que posso ser?
Porque não abandono o cargo de vigia e passo a ser o convite para que outras pessoas decidam seguir ou não?
Parafraseando a fala do ativista Martin Luther King, o que me preocupa não é a corrupção dos maus, é a apatia dos bons que ao invés de se preocuparem em mostrar seus bons exemplos, perdem seu tempo em suas janelas julgando as ações dos outros.

Julgar aos outros é o mesmo que se julgar, reconhecer que existe em você algo que te incomoda no outro. Deixar de julgar não é fechar os olhos para as coisas que consideramos reprováveis, mas fazer a nosso melhor. Deixar o nosso melhor perfume.

Ana Helena A. de Souza

Texto escrito para a edição de junho /2022 da Revista Cuidarsem. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 5 lições da garça

Evite o primeiro gole

Vítimas da Síndrome de Alienação Parental