O que você vai ser para crescer?

 O que você vai ser quando crescer?

Desde criança a gente ouve essa pergunta. Acontece que, a gente cresce sem resposta e repetimos a mesma pergunta para as crianças do nosso convívio.



Esquecemos que somos e, crescer não é, nem deveria ser um pré requisito para sermos.

O que percebo é que, muitos são os que se perdem tentando responder a tal pergunta viram uma cópia da projeção e expectativa social esquecendo de ser.

Quanto a atividade profissional, hoje vemos que aquele modelo que tínhamos no passado de se aposentar no mesmo emprego, seguir uma carreira longínqua já não existe.

O curso universitário que você sonhava a 3 anos já não faz  seu coração cantar.

Aquela professora, o médico que não se imaginava em outra profissão, fizeram do hobby, sua principal atividade profissional e são felizes.

Uma das grandes lições entregues pela pandemia é que a vida é uma dança. Nem todos conseguem ocupar o salão, nem todos conseguem um par, nem todos conseguem uma vaga no mercado formal.

Tendo em vista a ansiedade tamanha dos adultos que não conseguem deixar de questionar, sugiro que, ao invés de se preocupar com o que a criança vai ser quando crescer, que perguntem:

O que você vai ser para crescer?

Queridos pais, sejam mais flexíveis. Permita que seus filhos sejam.

Por menor que aos seus olhos, seja a atividade profissional que eles escolheram, ela pode ser uma estrada para que eles caminhem felizes e cresçam enquanto são.


Ana Helena A Souza 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 5 lições da garça

Evite o primeiro gole

Vítimas da Síndrome de Alienação Parental