A importância do autoconhecimento


Estava na casa da minha irmã quando senti vontade de fazer alguma coisa para agradecê-la por estar lá. Foi quando tiver idéia de lavar a louça que estava na pia.
Comecei a lavar os pratos, copos, talheres, vasilhas, até que quando estava terminando, vi que tinha dois copos sujos no ármario ao lado. 
Peguei o primeiro copo coloquei bastante detergente na esponja e assim que enfiei a mão dentro do copo com toda vontade, senti uma dor dilacerante.
Quando tirei a mão de dentro do copo ela estava banhada de sangue. Daquele sangue grosso que parece que não para de sangrar por nada.
Pensei o que fazer com aquele ferimento, o que fazer para estancar o sangue. Até que tive a primeira ideia. Coloquei gelo, não adiantou, depois açúcar e envolvi com um pano multiuso pensando que daria jeito. 

Vendo que não funcionava, telefonei para ela perguntando se tinha álcool em casa.
- Pra que você quer álcool? Questionou.
Expliquei a situação e ela disse que não era para eu fazer nada lá.
Se fosse em outra época ficaria chateadíssima, sentindo-me a vítima incompreendida. Afinal eu estava lavando louça pra ela, e"a ingrata" ainda tinha a coragem de me dar aquela resposta.😂😂
A importância da gente investir em autoconhecimento aparece nesses horas. Pensei.
Nessa hora pude rir da situação:
- As pessoas que têm como principal linguagem do amor, o serviço às vezes sofrem sem necessidade.
Quantas vezes ouvi / ouço de cuidadoras a seguinte queixa:
- Faço tudo, me sacrifico mas parece que a pessoa não está nem aí pra mim.
Precisamos repensar as nossas motivações para as nossas práticas.
Quando a motivação é como no meu caso ajudar, mesmo se a pessoa "não valorizar", posso ficar feliz porque fiz o que queria fazer. Contribuir já é uma recompensa!
Quando a pessoa se conhece é capaz de satisfazer as próprias necessidades, seja de amor, de aplauso... A pessoa que se conhece é senhora de si e não refém de ninguém.

Ana Helena Souza
Psicóloga
CRP 05/39678

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 5 lições da garça

Evite o primeiro gole

Até quando você vai continuar escondendo seu problema dentro do sapato?