A terapia não é para você

Janeiro Branco é um mês em que falamos sobre a importância da manutenção da saúde mental. Se bem que em 2020, com a pandemia COVID 19 a saúde mental foi um dos temas mais falados.

Tivemos que mudar alguns simples hábitos como o de usar álcool em gel, uso de máscaras dentre outras medidas de prevenção.

Vejo como importante tratarmos sobre este tema, fico feliz em saber do aumento do número de pessoas que buscou acompanhamento psicológico e continuam. Alguns começaram, trabalharam um tema pontual e saíram. O acompanhento psicológico tem deixado de ser tabú para muitos e isso é um bom motivo para comemorar.

Acontece que, apesar da grande maioria dos colegas psicólogos defenderem a terapia como algo eterno, eu não defendo.

A psicoterapia é uma ajuda, uma contribuição enorme, um presente que damos a nós mesmos, mas por exemplo, se estamos com o guarda-roupa lotado de roupas, para que /quem continuar consumindo?

Assim é a terapia. Eu faço terapia, sei que tenho algumas questões a serem trabalhadas, mas se eu não reconheço, se para mim não faz sentido, para que /quem fazer terapia? 

Terapia sem desejo, sem demanda reconhecida não surte efeito. 

Já atendi pessoas que procuraram a terapia por pressão familiar e posso garantir que essas pessoas não permaneceram. Não por falha profissional, mas repito em outras palavras: 

Dizem que quando o aluno está pronto, o mestre aparece, mas se a pessoa não está aberta a mudança, ninguém pode convencê-la do que ela não quer enxergar.

Se você não tem uma questão que te incomoda,  sua vida está ok, está feliz no amor, aliás seu relacionamento é um conto de fadas, está bem no trabalho, você ama o que faz e é apaixonada pela empresa onde trabalha.

Se você tem metas e elas sendo batidas antes do previsto, seus filhos são maravilhosos e literalmente sua vida é bela.

Se você ama sua sogra, seus pais foram ótimos em tudo, se você reconhece suas falhas e não tem o hábito de terceirizar a culpa pelo que sai errado em sua vida.

A terapia não é para você

Por favor, não procure psicólogos. Não frustre ainda mais um profissional que está em terapia trabalhando suas questões.

Grata por ter lido até aqui.

Ana Helena Augusto de Souza

Despertadora de dons e talentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 5 lições da garça

Evite o primeiro gole

Até quando você vai continuar escondendo seu problema dentro do sapato?