Marcha nupcial

“Eu recebo-te por meu esposo e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida até que a morte nos separe”.
Os votos matrimoniais são lindos e levam muitos as lágrimas. Difícil encontrar uma mulher que nunca chorou em uma cerimônia de casamento.
Os noivos prometem fidelidade, amor, respeito, cuidado na saúde e na doença a um 'estranho', enquanto que para si, a pessoa com quem convive bem antes do nascimento, sobra desprezo.
Não sou contra o casamento, muito pelo contrário, mas acredito que seria muito bom se antes das pessoas buscarem um par afetivo, casasse consigo. Não falo do casamento tradicional com trocas de alianças, flor de laranjeira, cerimonia, padrinhos e tal, mas de fazer um voto matrimonial consigo e cumprir. Muitos se casam sem ao menos se conhecerem e por isso confundem a solitude com solidão. Não suportam a própria companhia, precisa de barulho até para ficar em casa.
Algumas mulheres se casam pelo outro, para 'garantir' que farão parte da vida do outro, para mostrar a família que conseguiu chegar ao pódio, digo, altar, enfim, casam para responder a demanda de outrem. Mas a que custo?
Conheço muita gente boa que após o casamento, só está adoecendo e não percebe. O motivo do adoecimento, não é o casamento em si, mas a falta de compromisso consigo. A autoanulação.

Uma mulher me contou toda orgulhosa que seu marido disse que em todos os sentidos, ela está muito melhor depois que passou a estudar e ter uma vida. Antes era resumida em ser esposa e mãe.
Seu marido viaja muito a trabalho, mas depois que ela passou a ter ‘vida própria’, sente-se mais segura e ele a valoriza muito mais.
Já não existem motivos para inseguranças e ciúmes, nunca existiu. De acordo com ela apesar das atribuições profissionais, o seu marido sempre foi exemplar e super presente. Ela mudou e a sua autoestima está em alta. Tudo isso, porque em um dado momento de sua vida, ela se viu como um ‘bibelô’ empoeirado jogado em um canto da vida e decidiu investir nela.
Agora colhe os frutos e está orgulhosa com a mulher fantástica que descobriu ser.


Ana Helena A. de Souza
Psicóloga e Coach de Mulheres Cuidadoras
CRP 05/39678
Instagram: ahelena_psicoach
(21) 9 8540-3378
(22) 9 9917-3281


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 5 lições da garça

Evite o primeiro gole

Vítimas da Síndrome de Alienação Parental