Afinal o que é coach?

Antes de começar a falar sobre o que é coach, vale deixar claro que coach não é terapia, não é algo exclusivo para psicólogos.
O coach é um profissional liberal cujo objetivo é ajudar o seu cliente (coachee) a alcançar os seus objetivos / resultados através de técnicas de desenvolvimento pessoal para um fim específico. Há coaches para diversas áreas:  financeiro, emagrecimento, para mulheres, esportivo, carreira, filhos etc. Isso não significa que a pessoa que tem diversas questões deva procurar coaches de diversas áreas.
Denomino a minha atuação como psi&coach, onde não faço terapia quando no lugar de coach, mas enquanto psicóloga, utilizo algumas técnicas da psicologia para desenvolver o trabalho com o meu coachee.
 Para quem o processo de coaching é indicado? Pessoas que está passando por desafios, que desejam mudar algo em sua vida e que reconhece que precisa de ajuda. A vida precisa ser harmônica, se uma área não está boa, isso influenciará diversas áreas, mas quando começamos a mexer uma das peças, será muito mais fácil encaixar as demais.
 Na linguagem de coach, nicho significa o público escolhido pelo profissional para atuar. Como coach  o meu nicho é o público feminino. Meu objetivo é contribuir com mulheres cuidadoras de doentes crônicos, mulheres essas que por um tempo “se abandonaram” por achar que cuidar-se significaria deixar de cuidar de quem “precisa mais de sua ajuda” para mudanças na qualidade de vida, desenvolvimento de habilidades até então adormecidas, diminuição do estresse e ansiedade, ocasionando no aumento da autoestima e motivação através da definição de metas e objetivos  claros.

Entendemos que a cuidadora precisa de cuidados para que possa ajudar sem a necessidade da fusão entre a cuidadora e a pessoa cuidada que nem sempre podemos chamar de paciente.

Comentários

  1. Dei uma lida rápida em todos os artigos e achei todos interessantes sempre com uma reflexão colocando agente pra pensar parabéns Ana 😘😘

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As 5 lições da garça

Evite o primeiro gole

Até quando você vai continuar escondendo seu problema dentro do sapato?