Afinal, qual é o papel da mulher?


Em visita a uma amiga, falávamos das escolhas que fazemos na vida.
Ela me disse que não era como as outras meninas e sua idade que planejavam casar, ter filhos. Seu único interesse era estudar. Vivia fazendo cursos. 

- Minha irmã não casou, não teve filhos, diz que está bem assim. Ela vive para a igreja, diz que os jovens são seus filhos e ora por todos eles.

E falando sobre escolhas, lembrei de uma conhecida que disse ter sonhado em ter uma família (esposo e filhos). Não pensava em trabalhar, mas outro dia ela reclamou da rotina de uma 'dona de casa' e eu disse: 
- Você disse que esse era o seu sonho. Em todas escolhas que fazemos tem o ônus e o bônus. Nem tudo é bom em todo tempo!
Antigamente, a mulher era criada e educada para ser uma boa e prendada dona de casa. Só dessa forma, que ela 'arranjaria' um bom 'partido' para o matrimônio. Essa exigência social por mais que esteja 'démodé' ainda é um peso na vida das mulheres que se não forem boas o suficiente, 'merecem apanhar', segundo a visão machista que vigora.
De acordo com alguns conhecidos , na Europa as mulheres não são vistas como inferiores aos homens e aos meninos, é ensinado as mesmas coisas que as meninas, a independência.
Acho engraçado que hoje o que a sociedade brasileira ensina é diferente do que vemos na prática. Na TV por exemplo, observo na TV o modelo de 'dona de casa".  Parece que ninguém faz os serviços domésticos, a casa está sempre impecável e a comida é preparada de maneira instantânea.

Pensando que sua vida será um conto de fadas assim como sua festa, como a das mulheres da TV, a jovem casa sem saber o que está fazendo, se decepciona e vê o divórcio como a vida após o casamento.
Afinal qual é o papel da mulher?
Este texto não é para dar uma resposta a questão acima. É só uma provocação.
No fim da conversa, concluímos que é importante que sejamos conscientes das nossas escolhas e que estejamos em paz com elas.

Ana Helena A. de Souza
Psicóloga e Coach
CRP 05 / 39678

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 5 lições da garça

Evite o primeiro gole

Até quando você vai continuar escondendo seu problema dentro do sapato?