Tamagoche moderno


Ansiedade, insônia, perturbações psicomotoras, irritabilidade,  agressividade, taquicardia são alguns dos sintomas de uma pessoa dependente virtual.
Neste mundo onde a tecnologia é venerada, não é difícil encontrar pessoas que deveriam passar por um processo de "detox virtual".
Nomofobicos é o nome dado ao vício do celular. São pessoas que chegaram a um estágio que não conseguem ficar por 10 minutos sequer, sem usar o telefone.  São capazes de qualquer coisa para manter-se conectada e quando se vê forçada a ficar longe da internet, tem impulsos agressivos e inventam diversas desculpas para manter-se conectada.
Outro dia conversava como uma pessoa, bem próxima, que disse como se fosse algo "normal", fazer parte de 11 grupos no Whatsapp. Fiquei estupefada e confessei que não dou conta. Não dou mesmo e não  me envergonho disso.
Se a pessoa trabalha, é mãe e tem várias atribuições diárias, não dá para ter 11 grupos, mas se tem é porque alguma coisa fica por fazer?
Arrisco dizer que é o autocuidado, mas enfim, sigamos.
Lembro-me que na minha infância, havia um animal de estimação virtual, o Tamagoche, que deveria ser cuidado e alimentado por seu dono. Hoje a humanidade segue o caminho inverso. Ao invés de usarmos a internet, somos usados por ela. "Agimos como se nossa vida dependesse do alimento virtual para viver. 
"Será a sociedade moderna constituida por Tamagoche?"
Particularmente eu não gostava desse brinquedo. Com exceção do brigadeiro, sempre evitei coisas que me causasse dependência, mas a situação está preocupante mesmo.
Pessoas dirigem seus carros enquanto enviam mensagens no celular, mães esquecem de alimentar-se para ficar rindo das mensagens que recebem no telefone, queimam alimentos, deixam de tomar banho, deixam de olhar nos olhos dos outros para olhar para a tela fria de um telefone e até esquecem seus filhos na escola.
Onde vamos parar?
Será que você é um dependente tecnológico?

Quantas vezes durante os últimos 5 dias, você dormiu tarde e ainda acordou de madrugada para usar o celular como se fosse um dos personagens do 'The Walking Dead'?
Vai esperar a situação se agravar mais ainda a ponto de precisar tomar ansiolíticos?
Saúde mental é coisa séria!
Assim como a dependência de entorpecentes, a dependência tecnológica é um grave sinal de desordem mental.
Pense nisso!
Ao persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado.

Ana Helena A. de Souza
Psicóloga clínica e Coach
CRP 39678

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 5 lições da garça

Evite o primeiro gole

Vítimas da Síndrome de Alienação Parental